Doppler veterinário: conheça as possibilidades deste aparelho

dezembro 12, 2023
Delta Life - Doppler veterinário: conheça as possibilidades deste aparelho - GS2 MKT - Freepik

Se você atua na área da medicina veterinária, deve conhecer a importância do aparelho doppler vascular veterinário, um equipamento essencial para a realização e acompanhamento dos animais durante exames e procedimentos cirúrgicos.

Neste texto, vamos explorar um pouco mais sobre esse aparelho, explicando seu funcionamento, principais funções, suas vantagens e muito mais. Fique conosco e faça uma boa leitura!

Como funciona o doppler veterinário?

O doppler veterinário é um aparelho projetado para monitoramento e localização de pulsos arteriais e venosos com grande facilidade e de forma não-invasiva. É composto por dois componentes principais: um transdutor e um receptor:

  • O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência, que são refletidas pelos glóbulos vermelhos do sangue;
  • O receptor capta esses ecos por meio de um sensor que emite um som audível pelo equipamento, sendo uma técnica simples que exige menor contenção do paciente.

Doppler veterinário: para que serve?      

O doppler veterinário pode ser utilizado para uma série de funções dentro de uma clínica ou hospital veterinário, veja abaixo algumas das mais importantes:

Avaliação da pressão sanguínea arterial 

O médico veterinário consegue detectar o fluxo sanguíneo como uma alteração nas frequências do som refletido devido à movimentação das hemácias. 

É importante salientar que alguns fatores como estresse e ansiedade podem afetar a avaliação, sendo muito importante um ambiente tranquilo e  com a mínima movimentação de pessoas. 

Também é ideal que sejam realizadas múltiplas mensurações ao longo do procedimento com o número ideal entre 5 a 7 vezes, além do cálculo posterior da média dos valores dessas aferições. 

Monitoramento da frequência cardíaca

A frequência cardíaca tem seu monitoramento necessário durante procedimentos cirúrgicos e exames em clínicas e hospitais veterinários, sendo um dos parâmetros para verificar se o animal está sentindo dor (frequência alta) ou muito anestesiado (frequência baixa).

Para saber a frequência cardíaca é preciso contar quantas vezes o fluxo sanguíneo vai aparecer em 15 segundos e multiplicar esse valor por 4, fazendo isso você terá a frequência cardíaca do animal por minuto.

Medição da velocidade do fluxo sanguíneo 

O aparelho doppler vascular veterinário também pode ser utilizado para medir a velocidade do fluxo sanguíneo, ele realiza essa medição utilizando como base a velocidade dos glóbulos vermelhos, que é proporcional à frequência dos ecos.

É importante lembrar que o som se propaga melhor na água do que no ar, por isso, é de extrema importância usar o gel no sensor do doppler, assim você melhora a precisão e a fluidez do fluxo sanguíneo.

Avaliação da circulação sanguínea

O doppler veterinário também pode ser utilizado para avaliar a circulação sanguínea em diferentes partes do corpo. Isso pode ser útil para diagnosticar doenças ou para monitorar pacientes em tratamento.

O veterinário pode utilizar o aparelho para ouvir o fluxo sanguíneo em diferentes artérias e veias, incluindo:

  • Artéria aorta;
  • Artérias coronárias;
  • Artérias pulmonares;
  • Veias cavas;
  • Veias pulmonares.

Lembrando que,  em alguns casos, é necessária ser realizada a tricotomia da região para fazer a aferição adequada, aplicando um gel sobre essa área e sobre a superfície do transdutor do aparelho.

Diagnóstico de doenças cardíacas

O veterinário pode utilizar o aparelho doppler para ouvir os sons do coração e da circulação sanguínea, esses sons podem fornecer pistas sobre a presença de doenças cardíacas como insuficiência cardíaca congestiva, arritmias e estenose valvular, facilitando um diagnóstico precoce. 

Veja alguns exemplos:

  • Um som de assobio pode indicar a presença de uma estenose valvular;
  • Um som de batimento cardíaco irregular pode indicar a presença de uma arritmia.

Monitoramento de pacientes em tratamento

O veterinário pode utilizar o aparelho para monitorar pacientes em tratamento, medindo a pressão arterial, avaliando o fluxo sanguíneo e ouvindo os sons do coração, ajudando a avaliar a eficácia do tratamento e a detectar quaisquer complicações.

Vantagens do aparelho doppler veterinário

O doppler vascular portátil veterinário oferece uma série de vantagens, incluindo:

  • Precisão: é uma ferramenta precisa para medir a velocidade do fluxo sanguíneo;
  • Não invasividade: não é invasivo e não requer cirurgia ou anestesia;
  • Portabilidade: é um dispositivo portátil, que pode ser facilmente transportado para clínicas e hospitais veterinários.

Doppler veterinário: preço e modelo

Na Delta Life, nós trabalhamos com aparelho de doppler vascular veterinário DL 330, que pode ser encontrado atualmente em nosso site com o valor de R$ 1.199.

Esse modelo foi projetado para ter um uso intuitivo pelos médicos veterinários proporcionando uma experiência positiva durante o seu uso em procedimentos clínicos, cirúrgicos e em rotinas de monitoramento do comportamento vascular de seus pacientes.

Veja também:

Abrir clínica veterinária

Delta Life – Equipamentos Veterinários

A Delta Life vem investindo em pesquisas com veterinários por todo o Brasil com o objetivo de desenvolver equipamentos que atendam as dores e necessidades dos nossos clientes.

Ouvimos e identificamos as reclamações mais frequentes das clínicas e hospitais veterinários, a fim de desenvolver tecnologias e equipamentos que tragam as soluções que o mercado precisa.

Se você quer conhecer mais sobre nossos equipamentos veterinários, clique aqui.

- Equipamentos veterinários de alta qualidade;

- Enviamos para todo Brasil;

- 12 meses de garantia;

Faça seu orçamento!

Siga-nos

Veja Também

Confira também os últimos posts

Mulher e homem veterinário que estão debatendo sobre a gestão da clínica veterinária.

Gestão da clínica veterinária: 10 dicas importantes

Se você deseja que seu negócio prospere, precisa ter…

Gato dento de cápsula de clínica veterinária para receber medicação com auxílio da bomba de seringa.

Bomba De Seringa: Para Que Serve?

A bomba de seringa veterinária, um dos tipos de…

Bomba de seringa no consultório para mostrar como fazer a higienização e manutenção dos equipamentos veterinários

Como fazer a higienização e manutenção dos equipamentos veterinários?

Você sabe como fazer a higienização e manutenção dos…

Delta Life-laser odontologico-Autores GS2 MKT-Freepik

Laser odontológico: conheça as funcionalidades e benefícios

Alguns equipamentos veterinários são essenciais para a prática veterinária,…

Veja todos os Posts