Laser odontológico: conheça as funcionalidades e benefícios

abril 12, 2024
Delta Life-laser odontologico-Autores GS2 MKT-Freepik

Alguns equipamentos veterinários são essenciais para a prática veterinária, como é o caso do laser odontológico. Este é um aparelho que pode atuar de duas formas: laserterapia e laserpuntura, ou seja, pode ser utilizado tanto em tratamentos terapêuticos quanto em procedimentos cirúrgicos.

O modelo DL2100 laser veterinário é um aparelho exclusivo da Delta Life, que oferece 3 configurações de frequências preestabelecidas: auricular, sistêmica e pulsátil. 

Contudo, a tecnologia utilizada também permite que o veterinário inclua seu próprio protocolo, para promover um atendimento mais personalizado e alinhado com os objetivos do procedimento.

Se você quer saber mais sobre este laser na Odontologia Veterinária e como seus pacientes podem se beneficiar com uso deste equipamento, continue lendo este texto.

Laser e odontologia: como usar?

Na realidade, quando falamos em laser odontológico, nos referimos ao uso do laser veterinário na Odontologia.

O laser é utilizado com o auxílio de canetas, que definem a forma como o aparelho será manuseado nos tratamentos:

Caneta vermelha

A caneta vermelha trata processos inflamatórios, regenerando os tecidos e melhorando a vascularização. Ela também pode ser utilizada para reparar células nervosas em parestesias e nevralgias. 

São sensações anormais de formigamento, dormência, queimação ou “alfinetadas”, dores intensas ou agudas, que podem ocorrer em gengivas, dentes, nervos ou de seus ramos, devido a uma inflamação ou lesão.

Por isso, o laser para terapia na Odontologia Veterinária é muito utilizado no processo de cicatrização, fechamento de feridas ou incisões na boca do paciente.

Caneta infravermelha

Já a caneta infravermelha pode ser utilizada para aliviar as dores, porque promove um efeito analgésico, além de estimular pontos de acupuntura no paciente, ou seja, a laserpuntura.

Dessa forma, é possível reduzir a administração de medicamentos que podem causar efeitos colaterais.

Esse é o método mais indicado para os animais, já que por ser um procedimento não invasivo, não causa estresse nos pacientes, o que pode comprometer o sucesso do tratamento.

Outro diferencial é que também auxilia na recuperação dos animais. O laser promove um efeito de drenagem linfática, que ajuda a aliviar edemas, e consegue aumentar a taxa de absorção dos fármacos no organismo em até 40%, o que é fundamental para a melhora do paciente.

Veja todos os benefícios de utilizar o laser veterinário na Odontologia:

Benefícios do laser veterinário na laserterapia e laserpuntura Aceleração da recuperação de lesões musculares, articulares e ósseas; Estímulo à regeneração de tecidos e redução da inflamação; Estimulação da produção de colágeno para cicatrização de feridas e melhora da qualidade da pele; Alívio da dor, redução do estresse e equilíbrio do sistema nervoso na laserpuntura; Tratamento de problemas comportamentais e emocionais dos animais; Opção não invasiva, segura e eficaz; Resultados rápidos e duradouros; Alívio imediato dos sintomas e promoção da recuperação eficiente.

Quando utilizar laser odontológico?

Por todos esses benefícios que vistos acima, o laser pode ser utilizado para uma variedade de doenças ou alterações:

  • Remoção de cárie;
  • Restauração dos dentes;
  • Tratamento de gengivite;
  • Tratamento de periodontite;
  • Clareamento dental;
  • Remoção de manchas;
  • Cicatrização de lesões.

Apesar de ser um aparelho seguro, principalmente se for utilizado corretamente, há poucas situações em que o laser não deve ser utilizado, porque ele pode estimular a proliferação de células indesejadas, como as cancerígenas, ou seja, pode evoluir o quadro de um câncer na boca, segundo informações de um estudo da Revista Caparaó.

Por isso, antes de utilizar o equipamento, é necessário conhecer o histórico do paciente e realizar uma avaliação antes do procedimento, para garantir a segurança do animal.

Veja também:

Tipos de laser em Odontologia

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de laser que podem ser utilizados nos pacientes. 

  • O laser de baixa potência na Odontologia é utilizado para reparar e cicatrizar tecidos em procedimentos cirúrgicos, assim como no pré ou no pós-operatório;
  • Já o laser de alta potência na Odontologia é um aparelho para realizar cortes nos tecidos, contudo, sem causar sangramento, para possibilitar o acesso à estrutura que precisa ser tratada, como o bisturi eletrônico veterinário.
Catálogo de equipamentos Delta Life
Tecnologia a serviço da vida
Baixe grátis

Laser na odontologia: preço

O modelo DL2100, laser veterinário da Delta Life, custa R$ 3.500, sendo que acompanha duas canetas em alumínio anodizado:

  • Caneta red, ou vermelha, de 660nm com 150mW;
  • Caneta infrared, ou infravermelha, de 808nm com 250mW.

Ambas as canetas são removíveis, o que facilita a limpeza e seu uso.

O cluster é um acessório opcional no momento da compra, portanto, deve ser informado ao consultor. Ele serve para emitir o laser em uma área maior do corpo do paciente, geralmente, em animais de grande porte. 

Da mesma forma, é possível complementar o aparelho com a caneta de laser azul, que endurece resinas e outros materiais que são utilizados no tratamento.

Contudo, o DL2100 também pode ser utilizado na laserterapia na odontologia, já que estimula a cicatrização e o fechamento de incisões, além de tratar inflamações, com segurança.

Para tornar seu uso ainda mais prático para o veterinário, o aparelho conta com uma bateria interna de 4 horas, com sistema bivolt e 3 configurações frequências pré-estabelecidas, além da possibilidade de criar seu próprio protocolo:

  • Auricular – possui os modos: Tonificar, Sedar e Livre;
  • Sistema – possui os modos: Tonificar e Sedar;
  • Pulsátil – possui três tipos de frequência: Nogier, Reininger e Bahr.

Se você deseja adquirir este equipamento para sua clínica, fale com um dos consultores da Delta Life para receber um orçamento personalizado!

A Delta Life é uma fabricante de equipamentos veterinários com mais de 15 anos de experiência no mercado, que utiliza alta tecnologia para desenvolver seus aparelhos, resolvendo as principais dificuldades de veterinários no seu dia a dia.

Fale com nossos consultores.

Equipamentos veterinários de alta tecnologia Enviamos para todo o Brasil 12 meses de garantira Faça seu orçamento

Siga-nos

Veja Também

Confira também os últimos posts

Mulher e homem veterinário que estão debatendo sobre a gestão da clínica veterinária.

Gestão da clínica veterinária: 10 dicas importantes

Se você deseja que seu negócio prospere, precisa ter…

Gato dento de cápsula de clínica veterinária para receber medicação com auxílio da bomba de seringa.

Bomba De Seringa: Para Que Serve?

A bomba de seringa veterinária, um dos tipos de…

Bomba de seringa no consultório para mostrar como fazer a higienização e manutenção dos equipamentos veterinários

Como fazer a higienização e manutenção dos equipamentos veterinários?

Você sabe como fazer a higienização e manutenção dos…

Delta Life-laser odontologico-Autores GS2 MKT-Freepik

Laser odontológico: conheça as funcionalidades e benefícios

Alguns equipamentos veterinários são essenciais para a prática veterinária,…

Veja todos os Posts