O ventilador pulmonar veterinário é um equipamento essencial em clínicas e consultórios veterinários, para o tratamento de animais em diversos cenários, mas, especialmente quando o paciente está com dificuldade em respirar sozinho.
Portanto, o aparelho serve para fornecer oxigênio de forma controlada e automática, estimulando a entrada e saída de ar dos pulmões, assim como o ciclo natural de respiração do pet.
Mas também é possível configurar o aparelho para sincronizar a ventilação pulmonar com o ritmo da respiração do animal, para não atrapalhar o processo do sistema respiratório, mas sim auxiliá-lo.
Confira neste texto tudo sobre ventiladores pulmonares e onde você pode encontrar um equipamento com alta tecnologia.
O que é ventilação pulmonar?
Esse processo ocorre quando o médico veterinário utiliza ventiladores pulmonares nos pacientes, de forma que a respiração é controlada pelo aparelho.
Dessa forma, mesmo que o paciente esteja com dificuldades para respirar, o aparelho realiza a manutenção do sistema respiratório, realizando uma troca entre o oxigênio e o dióxido de carbono.
Por causa disso, o equipamento pode ser utilizado em diferentes situações, em tratamentos clínicos ou cirúrgicos.
Veja todos os casos em que o ventilador pulmonar é essencial:
- Quando o paciente apresenta insuficiência respiratória, seja por causa de lesões nas vias respiratórias, no tórax ou no cérebro, disfunções anatômicas na traqueia, queimaduras ou mesmo choques elétricos;
- Doenças pulmonares ou crônicas, como pneumonia e bronquite, que enfraquecem os pulmões e atrapalham seu funcionamento;
- Para realizar cirurgias mais complexas, por muitas vezes, é necessário sedar totalmente o paciente, para evitar complicações, e utilizar o ventilador pulmonar para controlar a respiração.
Como ocorre a ventilação pulmonar?
A mecânica da ventilação pulmonar ocorre pela troca de gases (oxigênio e dióxido de carbono) entre o ambiente e o paciente.
Isso acontece por meio de um sistema de pressão, que alterna entre pressão positiva e negativa, simulando a inspiração e a expiração.
Aliás, o fluxo de ar pode ser tanto intermitente quanto contínuo, dependendo da necessidade do paciente,
O ventilador pulmonar veterinário DL728, da Delta Life, por exemplo, possui essas modalidades de ventilação, que ocorrem da seguinte forma:
- O modo ventilação pulmonar controlada é ajustado pelo próprio médico veterinário, para que o ciclo respiratório ocorra dentro do tempo estipulado, mas com limite de pressão.
- Já o modo de ventilação pulmonar assistida detecta o ciclo de respiração do paciente e sincroniza com a do sistema, isto é, o controle do fluxo de ar ocorre por parte do animal.
Conheça também o monitor multiparamétrico veterinário.
Quais são os benefícios do ventilador pulmonar veterinário?
Você já sabe que o aparelho controla a respiração do paciente e como isso ocorre, mas ainda não conhece todos os benefícios.
Em primeiro lugar, o ventilador pulmonar garante que chegue uma quantidade necessária de oxigênio aos pulmões, para que seja distribuído por todo o corpo e evite danos causados pela hipoxia.
Em segundo lugar, o equipamento realiza o esforço mecânico da respiração no lugar dos pulmões, para aliviar o órgão e permitir que o paciente se recupere mais rapidamente após o procedimento.
O uso do aparelho também permite que o médico veterinário acompanhe a respiração do paciente e os parâmetros vitais, para que consiga agir rapidamente ao sinal de qualquer alteração que possa prejudicar sua saúde.
O equipamento se adapta facilmente a animais de pequeno e médio porte (até 70 kg), o que permite que o veterinário ofereça um atendimento de qualidade e mais preciso.
O ventilador pulmonar de transporte também permite que os veterinários prestem o atendimento aos pacientes de qualquer ambiente da clínica, e até mesmo atendam chamadas de emergência fora do estabelecimento.
O uso do aparelho também ajuda a estabilizar a pressão arterial dos pacientes, ao manter os níveis dentro dos parâmetros aceitáveis, para evitar complicações.
Leia também sobre o aparelho anestesia inalatória veterinária.
Saiba tudo sobre o ventilador pulmonar veterinário DL728
O ventilador pulmonar portátil DL728 da Delta Life foi projetado para ser intuitivo, facilitando seu uso pelos veterinários e promovendo mais segurança aos procedimentos.
Além das duas modalidades de ventilação que você já conhece (controlada e assistira), é possível ajustar com precisão os botões de parâmetros de inspiração e expiração.
O aparelho possui fonte bivolt, para que possa ser utilizado em qualquer região do país, permitindo seu uso mesmo que sua clínica mude de endereço.
Seu display de 7 polegadas dispõe de um gráfico dinâmico, com os parâmetros de amplitude e tempo, para acompanhar o ciclo respiratório com mais clareza.
Veja tudo o que acompanha o ventilador pulmonar:
- Tubo corrugado transparente 5/8” de 3 m;
- Traqueia sanfonada PVC cristal 5/8” de 1,2 m;
- Válvula expiratória;
- Conector intermediário 22f x 22f;
- Extensão de O2 de 3 m;
- Conector paciente;
- Tubo de silicone para sinal de pressão de 1,2 m.
Onde encontrar o ventilador pulmonar veterinário?
Para garantir um processo de ventilação pulmonar eficiente, você precisa investir em um aparelho de qualidade, como o DL728, exclusivo da Delta Life.
A Delta Life é uma fabricante de equipamentos veterinários com mais de 15 anos de experiência no mercado.
Seus produtos são desenvolvidos especificamente para atender as necessidades dos médicos veterinários no seu dia a dia, para oferecerem mais segurança em seus atendimentos.
Além do ventilador pulmonar, também oferece diversos outros aparelhos para você montar ou aprimorar sua clínica veterinária.
Entre em contato e conheça nosso catálogo.