11 áreas da Medicina Veterinária mais promissoras

maio 27, 2024
Mulheres veterinárias em atendimento no consultório com um cachorro, para demonstrar as possibilidades das áreas da medicina veterinária.

Se você vai concluir sua graduação em breve, ou concluiu recentemente, precisa saber quais são as áreas da Medicina Veterinária mais promissoras. Dessa forma, você pode fazer uma especialização de acordo com sua futura atuação.

Hoje, existem muitas alternativas para o profissional que deseja trabalhar fora do consultório e das clínicas veterinárias, por exemplo, em laboratórios ou perícia criminal, contribuindo para a saúde animal de outras perspectivas.

Então, se você quer conhecer todas as oportunidades à sua frente, acompanhe este texto e confira quais são as áreas da Medicina Veterinária que você pode atuar. Boa leitura!

Quais as áreas da Medicina Veterinária são especialidades?

Antes de apresentarmos todas as possibilidades, você deve entender que nem todas as áreas da Medicina Veterinária são consideradas especialidades pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

Abaixo, você pode ver uma lista dos títulos de especialista para médicos veterinários:

Títulos de especialistas para veterinários
Acupuntura Veterinária;
Anestesiologia Veterinária;
Cardiologia Veterinária;
Cirurgia Veterinária;
Dermatologia Veterinária;
Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária;
Endocrinologia Veterinária;
Homeopatia Veterinária;
Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos Animais;
Tecnologia de Produtos de Origem Animal e de Saúde Pública;
Medicina de Animais Selvagens;
Medicina Veterinária Intensiva;
Medicina Veterinária do Coletivo;
Nefrologia e Urologia Veterinárias;
Nutrição de Cães e Gatos (médicos-veterinários e zootecnistas);
Nutrologia de Cães e Gatos (médicos-veterinários);
Oftalmologia Veterinária;
Oncologia Veterinária;
Patologia Veterinária.

As demais especializações que os cursos de pós-graduação oferecem não são consideradas Especialidades Veterinárias, mas sim áreas de atuação, ou territórios, como é o caso da Fisiatria e reabilitação veterinária.

Conheça todas as áreas de atuação da Medicina Veterinária

Não existe área melhor do que outra, a escolha da área de atuação depende da afinidade do médico veterinário com a rotina do trabalho. 

Todas carregam a premissa de zelar pela saúde e bem-estar dos animais, contudo, outras ainda se estendem à segurança dos seres humanos e à preservação do meio ambiente de uma forma mais direta.

Afinal, os médicos veterinários podem atuar na saúde pública, vigilância ambiental ou reprodução de animais, como inspetor, veterinário ambiental ou zootecnista, respectivamente.

De acordo com o CFMV, estas são as possíveis áreas de atuação de um médico veterinário:

Produção e reprodução de animais

  1. Alimentação em piscicultura;
  2. Auditoria em frigoríficos e laticínios;
  3. Consultor animal em animais de pequeno, médio e grande porte para produção;
  4. Consultor em reprodução animal de pequeno porte para produção, aves ornamentais e peixes ornamentais;
  5. Orientador para pequenos produtores em empresas estatais;
  6. Planejamento de produção em grandes e pequenas propriedades;
  7. Produção com bem-estar animal;
  8. Responsável técnico em aquariologia, em aquicultura, em avicultura de corte, em avicultura de postura, em produção de aves, em produção de matrizes, em suinocultura, em tecnologia de carnes, em tecnologia de leite e em tecnologia de produtos do leite.

Clínicas, consultórios e hospitais

  1. Anestesia de animais de pequeno, médio e grande porte, selvagens e de companhia;
  2. Cirurgia de animais selvagens, de aves, de carnívoros, de grandes animais, de companhia, de peixes e de animais de pequeno, médio e grande porte;
  3. Comércio de medicamentos veterinários;
  4. Responsável técnico em tosa e banho que usa medicamentos veterinários,  em canil, em casas de produtos veterinários;
  5. Responsabilidade técnica em centro de equoterapia, em centro de triagens de animais selvagens, em clínicas de pequenos animais, em hospital de grandes animais, em hospital de pequenos animais.

Pesquisa, inspeção sanitária vigilância ambiental

  1. Consultor em impactos ao meio ambiente;
  2. Laboratório de diagnósticos, de diagnósticos em patologias, de pesquisa em alimentos, de pesquisas de doenças, de produtos de uso animal, de pesquisa de medicamento de uso animal;
  3. Laboratório para análise de solo e foliar e análise de água e produtos domissanitários;
  4. Pesquisa em etologia animal;
  5. Responsável técnico biotério, em supermercados que manipulam alimentos de origem animal, em defesa sanitária animal, em vigilância ambiental, em vigilância sanitária animal, em empresas de serviços domissanitários e em produção de ovos para vacinas e medicamentos;
  6. Responsabilidade em fábrica de rações, em frigorífico, em indústria de medicamentos, em indústria de sal mineral, em laboratório de embriões e em zoológico.

Perícia e outros

  1. Marketing produtos destinados para uso animal;
  2. Perito administrativo, criminal estadual, criminal federal e judicial;
  3. Professor nível médio ou nível superior.
Guia de seleção de equipamentos veterinários Para você montar ou aprimorar sua clínica Baixe aqui

Qual a melhor área da Medicina Veterinária?

Agora que você já conhece quais são as áreas da Medicina Veterinária, veja quais são as mais promissoras: 

1- Atendimento clínico e cirúrgico

A demanda por clínicas e consultórios veterinários vem crescendo, já que hoje existe uma conscientização maior sobre os cuidados com os animais de estimação. Com isso, podemos incluir consultas de rotinas, de emergência e procedimentos cirúrgicos. 

2- Anestesia

A Anestesiologia é uma área que cresce ao lado da atuação convencional dos médicos veterinários, já que as cirurgias e diversos tratamentos exigem um conhecimento aprofundado em anestesia e sedação, para promover um conforto maior aos pets.

3- Diagnóstico de exames de imagens

Com a crescente preocupação com a saúde e bem-estar dos animais, é necessário contar com profissionais especializados em identificar patologias e outras alterações e diagnosticá-las, com uso de imagens de ultrassonografia, tomografia, radiografia e ressonância magnética.

4- Análises clínicas

Outra área que vem sendo arrastada com o crescimento das demandas veterinárias é a área laboratorial. Afinal, os tutores têm mais cuidado com seus pets e costumam realizar mais exames para averiguar sua saúde, especialmente se perceberam alguma alteração no animal de estimação.

5- Pesquisa técnica e laboratorial

Essa é uma área menos tradicional da Medicina Veterinária, contudo, tem sido cada vez mais procurada pelo mercado de trabalho, que tem o intuito de zelar pela saúde da população.

6- Indústria de alimentos para pet

Outra área da Medicina Veterinária promissora é a produção de rações e alimentos para consumo de animais de estimação. Assim como a preocupação com os pets influencia nos cuidados com a saúde, também influencia na forma como são tratados, com alimentos mais saudáveis e petiscos para agradá-los.

7- Indústria farmacêutica

Da mesma forma que é necessário produzir medicamentos para seres humanos, para zelar pela saúde dos animais, é necessário desenvolver substâncias próprias para eles. O profissional pode atuar diretamente no desenvolvimento de fórmulas ou na manipulação dos fármacos.

8- Vigilância ambiental

Os responsáveis atuam na identificação de fatores de riscos ao meio ambiente, à saúde dos animais e dos seres humanos, controlando doenças ou poluentes. Também é dever desse profissional elaborar planos de contingência e condições de trabalho adequadas à preservação ambiental e segurança das pessoas.

9- Perito

A área da perícia envolve a fiscalização de questões legais da prática veterinária, avaliando a conduta profissional sobre casos de contaminação, adulteração, entre outras, que são prejudiciais tanto aos animais quanto aos seres humanos.

10- Inspeção sanitária

O médico veterinário pode atuar diretamente nos setores produtivos, para verificar as condições de produção de alimentos derivados de origem animal. Dessa forma, devem averiguar as condições estruturais da criação dos animais, assim como os cuidados à sua saúde.

11- Produção animal

Outra possibilidade para o profissional é atuar no melhoramento genético dos animais para criação e reprodução de animais para consumo humano, com o objetivo de melhorar a alimentação humana e evitar a contaminação por doenças.

Qual área da Medicina Veterinária ganha mais?

Atualmente, as áreas da Medicina Veterinária com maior salário se encontram dentro das indústrias alimentar e farmacêutica, com atuação em laboratórios, pesquisas e fiscalização. 

Isso acontece porque o setor agropecuário e farmacêutico são grandes e movimentam uma parcela grande da economia.

Como ser promissor na sua carreira veterinária?

Se você optou por atuar nas áreas mais convencionais da Medicina Veterinária, saiba que é necessário investir em materiais de qualidade, principalmente se deseja abrir sua própria clínica veterinária.

A Delta Life é uma fabricante de equipamentos veterinários, com mais de 15 anos de experiência no mercado, solucionando as principais dificuldades de médicos veterinários, otimizando a qualidade de seus atendimentos. 

Fale com um de nossos consultores e conheça todos os nossos produtos.

Equipamentos veterinários de alta tecnologia Enviamos para todo Brasil 12 meses de garantia Faça seu orçamento

Você também pode se interessar por:

Siga-nos

Veja Também

Confira também os últimos posts

Veterinário preparando cachorro para procedimento, após realizar o cálculo de dose veterinária.

Cálculo de dose veterinária: como acertar?

O cálculo de dose veterinária de qualquer medicação deve…

Veterinária realizando cirurgia em cachorro com ventilador pulmonar.

Ventilador pulmonar: entenda como funciona

O ventilador pulmonar veterinário é um equipamento essencial em…

Veterinária segurando ficha de anestesia veterinária.

Ficha de anestesia veterinária: qual é a importância?

A ficha de anestesia veterinária é muito importante para…

Mulheres veterinárias em atendimento no consultório com um cachorro, para demonstrar as possibilidades das áreas da medicina veterinária.

11 áreas da Medicina Veterinária mais promissoras

Se você vai concluir sua graduação em breve, ou…

Veja todos os Posts