Bomba De Seringa: Para Que Serve?

maio 13, 2024
Gato dento de cápsula de clínica veterinária para receber medicação com auxílio da bomba de seringa.

A bomba de seringa veterinária, um dos tipos de bomba de infusão, é um equipamento veterinário que administra fluidos intravenosos, como medicamentos.

O uso deste aparelho é indispensável em tratamentos e cirurgias, já que auxilia o médico veterinário a administrar doses precisas. 

Dessa forma, existem riscos mínimos de aplicar doses incorretas, que podem interferir no sucesso do procedimento, na recuperação do paciente e no seu conforto durante a intervenção veterinária.

Continue sua leitura para entender melhor como usar a bomba de seringa, para que serve, quais são as características do aparelho e onde encontrá-lo.

Como funciona a bomba?

No aparelho, existe um reservatório interno, que libera a quantidade exata de fluidos para a seringa por meio de um sistema de bombeamento, que controla a taxa de infusão. 

A precisão e a consistência da bomba de seringa garantem que o paciente receba a quantidade exata de medicamento no tempo correto, minimizando o risco de complicações.

A principal vantagem deste tipo de bomba de infusão de seringa é a capacidade de fornecer volumes precisos, evitando superdosagem ou subdosagem.

Além disso, evita oclusões, vazões, bolhas de ar, como diz um artigo do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) sobre sistemas com bomba de infusão de seringa.

Portanto, é essencial para o tratamento de pequenos animais, que necessitam de dosagens muito específicas ou que precisam de uma dosagem constante.

A bomba infusora de seringa é programável e pode ser ajustada para entregar o fluido a uma taxa predefinida. 

Serviços mais realizados em clínicas e consultórios: como se preparar?
Baixe o ebook

Conheça a Bomba de Seringa HF610

A Bomba de Seringa HF610 é um modelo de alta qualidade, que oferece uma série de configurações que dão mais precisão ao médico veterinário.

O modelo possui uma CPU dupla, isto é, dois processadores que controlam a administração dos fluidos. Esse mecanismo acelera o processamento de dados, o que proporciona uma infusão mais segura, rápida e precisa. 

Aliás, o aparelho oferece vários modos de infusão:

  • Fluxo constante.
  • Modo tempo.
  • Modo fármaco,
  • Modo micro
  • Modo de memória do fármaco. 

Esses modos dão mais flexibilidade para o veterinário ajustar a dosagem dos medicamentos de acordo com as necessidades de cada paciente.

Outra característica da bomba é que possui um sistema de alarme audiovisual com 10 configurações para detectar pressão de oclusão. 

Dessa forma, o profissional recebe uma notificação em caso de erros ou mau funcionamento, o que contribui para uma intervenção rápida e eficaz.

O equipamento veterinário é alimentado por uma bateria de lítio de 6,3000 A, que oferece uma vida útil de backup de aproximadamente 10 horas. Isso permite seu uso em procedimentos mais longos, sem correr risco de interromper seu funcionamento.

O aparelho é compatível com seringa de bomba de 5mL, 10mL, 20mL, 30mL, 50/60mL, e oferece uma ampla faixa de taxa de fluxo, variando de 0,01mL/h a 1200mL/h.

Leia mais sobre: Material cirúrgico veterinário: o que é essencial? 

Bomba de seringa: como usar?

O médico veterinário deve inserir a seringa na bomba, sendo que o tubo de infusão é conectado ao paciente. A faixa da taxa de infusão é definida no aparelho, que administra o medicamento conforme a necessidade.

Neste processo, você deve eliminar bolhas de ar que podem surgir, porque podem alterar a precisão da dosagem.

É importante monitorar o paciente e o aparelho durante todo o processo de infusão. Isso garante que o medicamento está sendo administrado corretamente e uma intervenção rápida de qualquer problema que possa surgir.

Veja o vídeo para saber mais como usar a bomba de seringa com seringa:

Para usar a seringa, é interessante que todos os médicos veterinários da clínica realizem um tratamento, para aprenderem a ajustar as configurações.

E, claro, também é importante realizar uma manutenção periódica para preservar a integridade do aparelho e garantir sua longevidade.

Veja também: Bisturi eletrônico veterinário: tecnologia avançada para otimizar resultados 

Onde encontrar bomba de seringa?

A bomba de Seringa HF610 é um aparelho vendido pela Delta Life, uma fabricante de equipamentos veterinários com mais de 15 anos de experiência no mercado.

Nós desenvolvemos produtos de qualidade, com protocolos intuitivos, que oferecem mais segurança e precisão aos serviços da clínica veterinária, para garantir o melhor atendimento aos animais de estimação.

Além da bomba de seringa, a Delta Life também oferece uma variedade de outros equipamentos veterinários, como monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares, eletrocardiógrafos, entre outros. 

Entre em contato diretamente com um de nossos consultores.

Equipamentos veterinários de alta tecnologia Enviamos para todo Brasil 12 meses de garantia Faça seu orçamento

Siga-nos

Veja Também

Confira também os últimos posts

Mulher e homem veterinário que estão debatendo sobre a gestão da clínica veterinária.

Gestão da clínica veterinária: 10 dicas importantes

Se você deseja que seu negócio prospere, precisa ter…

Gato dento de cápsula de clínica veterinária para receber medicação com auxílio da bomba de seringa.

Bomba De Seringa: Para Que Serve?

A bomba de seringa veterinária, um dos tipos de…

Bomba de seringa no consultório para mostrar como fazer a higienização e manutenção dos equipamentos veterinários

Como fazer a higienização e manutenção dos equipamentos veterinários?

Você sabe como fazer a higienização e manutenção dos…

Delta Life-laser odontologico-Autores GS2 MKT-Freepik

Laser odontológico: conheça as funcionalidades e benefícios

Alguns equipamentos veterinários são essenciais para a prática veterinária,…

Veja todos os Posts